Páginas

Quem somos nós

Minha foto
Aparecida de Goiânia, GO, Brazil
Somos apaixonados por Capoeira e escolhemos ser discípulos – alunos da Monitora Coruja. Amamos Capoeira, Vivemos Capoeira, Somos Capoeira. Integramos a Associação Grupo Art Brasil Capoeira sob a Direção do C. Mestre Marinheiro nosso Mestre. Pertencemos à linhagem capoeirística do Mestre Sabú. Nosso Fundador, Mestre Urso, foi aluno de Sabú. Somos Capoeiristas, não nos designamos angoleiros, regionaleiros ou contemporâneos. Somos Capoeiras e jogamos o que o Berimbau manda. Buscamos manter o equilibrio Tradição-Inovação, guardamos a memória dos Grandes Mestres e buscamos inovar e aperfeiçoar a prática da Capoeiragem. Trabalhamos com técnica, eficácia, eficiência e estética da Capoeira. O trabalho desenvolvido pela Monitora Coruja vai além do ensino da Arte da Capoeiragem, é antes de tudo, uma Lição de Vida. Somos da família Art Brasil “filhotes de Coruja”. Aqui somos irmãos e amigos, nosso objetivo comum é manter o relacionamento familiar construído desde os primeiros alunos até o último que chegou. Associação de Capoeira Grupo Art Brasil! Salve! Salve!

Venha aprender a Arte da Capoeiragem

Dia e Horários dos treinos:



Terça e Quinta as 17h30 na Associação dos Moradores da Cidade Livre - Aparecida de Goiânia



Sábado as 17h30 e 18h30 e Domingo as 09h30 no Colégio Dom Pedro - Centro de Aparecida de Goiânia



Art Brasil Capoeira - C. Mestre Marinheiro

Todas as sextas-feiras as 19h30 acontece a tradicional Roda de Capoeira do Art Brasil na Associação dos Moradores do Setor Pedro Ludovico (em frente ao Terminal Isidória).



Feliz Aniversário!!!


Martelo 14/10

Frajola 16/10

Ariranha 22/10

Saci 24/10

Aline 21/11

Coringa 05/12

Magali 07/12

Wiliam 08/12

Mara Rúbia 12/12

Rubi 31/12

sábado, 25 de junho de 2011

Art Brasil Capoeira

19 Anos de Art Brasil Capoeira Art Brasil Capoeira é a Nossa União Missão: difundir a Capoeira e sua Tradição da melhor forma possível, respeitando cada um em particular e sua visão de Capoeira.
O Art Brasil de Capoeira, foi fundado em 16/05/1992 na cidade de Goiânia - GO no Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, por Antônio Venceslencio Filho, conhecido nas Rodas de Capoeira como Professor Urso (Aluno formado por Mestre Sabú ano de 1991). O Professor Urso teve a idéia de começar a dar aulas de capoeira para um grupo de amigos que estudavam juntos no 2° ano de contabilidade, as aulas eram ministradas aos sábados e domingos. No ano de 1994, devido a necessidade de crescimento, o Grupo saiu do Colégio e conquistou novos espaços: Academias, Centros Comunitários etc. Em meados de 1996 e 1997, além de Goiânia, o Art Brasil já estava presente em Aparecida de Goiânia sob a responsabilidade do Professor Bingo (também formadopor Mestre Sabú). Em março de 2001, por motivos particulares, o C. Mestre Urso decidiu parar de ministrar aulas de capoeira, deixand seu posto para seu amigo e aluno Luiz Carlos (Professor Peninha), e os demais como Professor Marinheiro, Professor Marujo, Instrutor Guille, Tuche e Mameluco.
Logo em seguida o Professor Peninha, também por motivos pessoais, deixou o Grupo sob o comando do Professor Marinheiro (hoje C. Mestre e presidente do Grupo) que contava com o apoio dos Instrutores e Professores que ficaram.
Com muito trabalho e dificuldade, o Professor Marinheiro assumiu a responsabilidade junto com todos os alunos que PERMANECERAM E ACREDITARAM que, juntos poderiam manter o que havia sido feito e expandir ainda mais. E assim foi, logo novos alunos graduados começaram a dar aulas, dando sustentabilidade tanto em Goiânia quanto em Aparecida de Goiânia e também no exterior como: Espanha, Estados Unifos, Suiça e Belgica.
Locais de Treino:
Associação dos Moradores do Setor Pedro Ludovico (C. Mestre Marinheiro: Segunda e quarta a partir das 18h30 e sexta-feira as 19h00 a "Roda do Mestre"

Colégio Itamar Martins - Setor Pedro Ludovico (C. Mestre Marinheiro): Sábado as 15h00

Associação dos Moradores da Cidade Livre (Monitora Coruja): Terça e quinta as 17h30

Colégio Dom Pedro - Centro de Aparecida de Goiânia (Monitora Coruja): Sábado as 18h00 e domingo as 09h30

Academia Asas de Águia - Parque Atheneu (Monitor Aranha): Terça e quinta as 19h00

Quadra da Escola de Samba Brasil Mulato (Sambão) - Setor Pedro Ludovico (Aluno Avançado Olodum): Terça e quinta as 19h00

Alguns dos principais Capoeiras (atuantes) do Grupo:
Contra Mestre Marinheiro (Presidente do Grupo)
Instrutora Arisca
Instrutor Guille
Instrutor Mameluco
Monitora Coruja (professora e referência em Capoeira Angola no Grupo) Monitor Aranha
Monitor Guerreiro
Graduado Chacal (Belgica)
Graduado Andorinha (Espanha/Belgica)
Graduado Gavião (Suiça)
Graduado Jagunço
Alunos Avançados: Lobão, Vulcão, Piqui, Olodum, Shiva, Taz, Tinhosa, Robô, Ariranha, Rubi, Coringa e Jasmim.

História da Capoeira

História da Capoeira


Origem


A palavra capoeira é originária do tupi-guarani e refere-se a áreas de mata rasteira do interior do Brasil que, coincidentemente, cercavam as grandes propriedades rurais dos senhores de engenho. Local usado pelos escravos para desenvolver e treinar suas habilidades corporais, de forma segura e longe dos olhares dos feitores, por isso a predominância de movimentos baixos à altura da vegetação. A capoeira-luta surgiu neste contexto como sinônimo de luta por libertação. Aqui, negros de diferentes tribos, algumas eram rivais, se juntavam com um único objetivo: a conquista da liberdade. O corpo era a arma (única) de defesa e ataque. Alguns movimentos foram criados a partir da imitação de alguns animais e das brincadeiras e competições praticadas nas tribos de origem do escravo: cabeçada, esporão, rabo-de-arraia, meia-lua-de-compasso, macaco, pulo do gato, aú, rasteira.
A origem da Capoeira é apresentada através de três vertentes:
Capoeira africana: Alguns estudiosos defendem que a Capoeira seja africana, uma adaptação da Dança da Zebra (N'agolo), ritual de passagem de algumas tribos no sul de Angola, que os escravos trouxeram para o Brasil no auge do tráfico de pessoas na África.
Capoeira brasileira: Existe a linha de pensamento que acredita que ela seja brasileira com elementos indígena criada no Brasil. Essa idéia foi arduamente defendida durante o governo Vargas, numa alusão ao patriotismo e adoção da capoeira como “art marcial” brasileira.
Capoeira afro-brasileira: A tese de maior aceitação é a origem afro-brasileira da capoeira, uma luta criada por africanos aqui no Brasil com a miscigenação de elementos culturais da África e da necessidade de defesa e luta pela liberdade. Afro-brasileira por ter sido criada por africanos em território brasileiro com características genuinamente afro em um contexto totalmente brasileiro: resistência ao sistema escravocrata e às condições desumanas a que os negros eram submetidos.

Proibição:


Alguns escravos fugiam das senzalas e, para não serem capturados, usavam a capoeira para defender-se dos feitores. Diante da extrema habilidade, agilidade corporal e precisão dos movimentos dos fugitivos, que dificultavam ou até tornava impossível a captura, os senhores de engenho proibiram a prática da capoeira.
A proibição, no entanto, não coibiu a Luta. A capoeira tomou forma e aparência de dança. Foram introduzidos elementos da dança afro para disfarçar o caráter de luta na capoeiragem e permitir que os negros continuassem a exercitar o corpo e manter firme o objetivo da liberdade. Instrumentos, cantos e a ginga davam a expressão artística e dançante durante “os treinos” disfarçados de recreação nos terreiros das casas grandes. O berimbau era usado para dar ritmo à ginga e para denunciara chegada do feitor. Música, dança, arte e luta mesclaram-se tornando uma forma de expressão, divertimento e ânsia de liberdade. Cantavam suas histórias, dançavam e exercitavam o corpo para o combate; mais que uma luta, jogo ou dança a capoeira era (é) um jeito de ser e existir.

Marginalização:


Com a libertação dos escravos, o objetivo da capoeiragem tornou-se a sobrevivência em grandes cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife entre outras.
O comércio da cana-de-açúcar cedeu espaço ao cultivo do café e os imigrantes italianos (assalariados) substituíram o trabalho escravo nas fazendas.
Os negros foram “libertos”, mas não havia demanda de mão de obra suficiente para empregar a todos. A mão de obra era maior que a oferta de trabalho e, por isso, barata e insuficiente para o sustento pessoal e familiar.
Muitos passaram a trabalhar como cocheiros, sapateiros, açougueiros e alfaiates. Porém, o dinheiro ganho era insuficiente. Criaram-se as Maltas de Capoeiras, grupos, que atuavam em determinadas regiões da cidade com furtos, assaltos e emboscadas. Também eram contratados como capangas de políticos e da elite, eram usados de acordo com os interesses políticos da época. Por exemplo, durante a monarquia eram contratados para empregar a força e o terror nas campanhas da revolução republicana.
No governo de Deodoro da Fonseca, a capoeira foi inserida no Código Penal de 1890 artigos 400. Os capoeiras passaram a ser perseguidos em uma campanha de extermínio da capoeiragem.
Para sobreviver à repressão, foram incrementadas as acrobacias e todas as artimanhas para, novamente, disfarçar o perigo da luta. Passou a ser a luta de resistência dos marginalizados, pobres e não somente dos negros.

Aceitação e Oficialização da Capoeira


Na década de 30, pela necessidade de aceitação popular do Governo Vargas, o Presidente Getúlio libera uma série de manifestações populares, entre elas, a capoeira, tornando-a legalmente aceita e considerada “art marcial” brasileira. Podia ser praticada livremente em festas populares e apresentações artísticas e, por algumas pessoas, como luta de defesa pessoal ou esporte.
A retirada da capoeira do Código penal ocorreu somente em 1940.

Capoeira Angola

Considerada Capoeira – Mãe é a que mais se aproxima da Capoeira jogada pelos escravos. Caracterizada por ginga baixa, jogo na defensiva, movimentos baixos, lentos e precisos com objetivo de atingir a cabeça do adversário ou desequilibrá-lo ocasionando a queda. Ausência do contato direto entre os jogadores.
A música é cadenciada e a bateria é formada por oito instrumentos: berimbau gunga (cabaça maior e som grave), médio (cabaça média e som intermediário) e o viola (cabaça pequena e som agudo), atabaque, dois pandeiros, agogô e reco-reco.
O termo Capoeira Angola surgiu com Mestre Pastinha, devido a criação da Capoeira Regional de Bimba, com o objetivo único de diferenciação da forma de praticar a capoeira.
Na Angola há uma resistência na introdução de movimentos de outras lutas preservando os movimentos básicos da capoeira tradicional e o aperfeiçoamento destes. Possui maior ênfase no jogo, na brincadeira, na dança “e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos.”
Os toques de angola são: Angola, São Bento Pequeno de Angola, São Bento Grande de Angola e Santa Maria de Angola (panha laranja no chão tico-tico). Os cantos são classificados como Ladainha (uma história cantada) normalmente para iniciar a Roda, Corridos (frases cantadas aleatoriamente de acordo com a situação na Roda ou determinado assunto) e Quadras (estrofes com quatro versos).
Normalmente os angoleiros usam trajes sociais ou calça social com camisetas para jogar.
A Roda é formada pela Bateria e pelos jogadores. Os jogadores iniciam o jogo saindo aleatoriamente de dois em dois do pé do berimbau, não há compra de jogo (situação em que o capoeirista interrompe um jogo para jogar com um dos jogadores que estão jogando).
Principais movimentos: cabeçada, rasteira, rabo de arraia, chapa de frente, chapa de costas, meia-lua e cutilada de mão. Destes movimentos surgem infinitas variações, entradas e modos de conjugação. Existem também as chamadas de angola.
Não há classificação de cordas e graduação, existe apenas o Mestre e capoeiras antigos e iniciantes.
Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Salvador, 5 de abril de 1889 — Salvador, 13 de novembro de 1981), foi um dos principais mestres de Capoeira da história. É considerado a maior referência da Capoeira Angola.
Aprendeu a arte da capoeiragem com o africano Benedito. Trechos e depoimentos da história do Mestre:
"Quando eu tinha uns dez anos - eu era franzininho - um outro menino mais taludo do que eu tornou-se meu rival. Era só eu sair para a rua - ir na venda fazer compra, por exemplo - e a gente se pegava em briga. Só sei que acabava apanhando dele, sempre. Então eu ia chorar escondido de vergonha e de tristeza."
"Um dia, da janela de sua casa, um velho africano assistiu a uma briga da gente. Vem cá, meu filho, ele me disse, vendo que eu chorava de raiva depois de apanhar. Você não pode com ele, sabe, porque ele é maior e tem mais idade. O tempo que você perde empinando raia vem aqui no meu cazuá que vou lhe ensinar coisa de muita valia. Foi isso que o velho me disse e eu fui". "Ele costumava dizer: não provoque, menino, vai botando devagarinho ele sabedor do que você sabe (…). Na última vez que o menino me atacou fiz ele sabedor com um só golpe do que eu era capaz. E acabou-se meu rival, o menino ficou até meu amigo de admiração e respeito."
"Tudo o que eu penso da Capoeira, um dia escrevi naquele quadro que está na porta da Academia. Em cima, só estas três palavras: Angola, capoeira, mãe. E embaixo, o pensamento:

"Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista."

Capoeira Regional

Criada por Mestre Bimba em 1932 com o marco inicial a inauguração do de Cultura Física e Luta Regional com alvará da secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador.
Caracterizada pela introdução de movimentos de outras lutas, jogo alto, rápido e explosivo, competitivo, com ênfase no ataque, ginga alta e menos dançada (exceto no jogo de benguela). O alvo é a cabeça do outro e o objetivo é a queda do adversário. Contato direto entre os jogadores através de alguns movimentos como a seqüência de balões.
Os toques da Regional são: Banguela (ou Benguela), São Bento Grande de Regional, Cavalaria, Santa Maria de Regional, Iúna, Amazonas e Idalina. Os cantos têm a mesma classificação: Ladainha (uma história cantada) normalmente para iniciar a Roda, Corridos (frases cantadas aleatoriamente de acordo com a situação na Roda ou determinado assunto) e Quadras (estrofes com quatro versos).
Os trajes são abadás, camisetas e a corda na cintura (de acordo com a graduação). As formas de graduação variam conforme o Grupo de Capoeira, sendo iniciado com o Batizado e depois segue uma seqüência de Cordas até o aluno se tornar Mestre.
A Roda é composta pela bateria: três berimbaus (gunga, médio e o viola), um atabaque e um pandeiro, podendo haver uma variação da bateria contendo apenas um berimbau e dois pandeiros, e pelos jogadores. Quem inicia o jogo normalmente são os capoeiras com a maior graduação presente na Roda saindo do pé do berimbau. Na regional há compra de jogo, onde o jogador agacha ao pé do berimbau e pede autorização para jogar com alguém que já está jogando.
Alguns dos movimentos básicos da capoeira regional: meia-lua de frente, meia-lua de compasso, armada, queixada, martelo alto e martelo baixo, bênção, esporão e gancho. O aú é o floreio básico, utilizado para entrar na roda.
Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba (Salvador, 23 de Novembro de 1900 - Goiânia, 05 de Fevereiro de 1974) foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.
Bimba misturou elementos da capoeira tradicional com o batuque e acrescentou movimentos de lutas asiáticas tornando-a prática e ágil. Foi um grande lutador e educador. Morou em Goiânia no final da sua vida e morreu no Hospital das Clínicas, seu corpo foi trasladado para a Bahia sua terra natal.
Dentre os princípios que defendia na vida de um bom capoeira era:
- Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência do capoeira.
- Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.
- Praticar os fundamentos todos os dias.
- Não dispersar durante as aulas.
- Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.
- Sempre ter boas notas na escola.

Mestre Sabú- patrono da Capoeira em Goiás

A introdução da capoeiragem no Goiás ocorreu na década de 60 através do trabalho sócio-educativo do Mestre Sabú. Um trabalho inicial de dedicação a crianças e jovens carentes desenvolvido na “primeira escola de capoeira de Goiás. Mato Grosso e Distrito Federal denominada Terreiro de Capoeira Angola do Mestre Sabú, reconhecida como de utilidade pública pela Lei Municipal No. 4904/74.” Os principais Mestres de Capoeira de Goiânia hoje foram formados por Sabú.
“Manoel Pio de Sales, o Mestre Sabú, natural de Goiás velho, Criador e mantenedor da Capoeira Angola do Tronco de Valdemar Santana, e Mestre Caiçara que foi o homem que o formou Mestre de Capoeira Angola, implantou a Capoeira de Caiçara no Centro Oeste do Brasil e Distrito Federal.”

Conclusão


Da senzala para o mundo. A luta que nasceu do desejo de liberdade, hoje ganhou espaço no mundo inteiro. Patrimônio cultural brasileiro é praticada, ensinada e apreciada em diferentes países.
Com elemento da ginástica olímpica (saltos e acrobacias) é apreciada em apresentações e grandes eventos devido a flexibilidade, agilidade e habilidade dos praticantes.
Mesmo presente em grandes eventos, e introduzida nos setores mais altos da sociedade, não deixou de ser jogo de rua, praticado em feiras, praças e locais públicos e desenvolvido principalmente em serviços sociais, permanecendo, em essência uma Luta-Jogo-Dança da cultura popular brasileira; uma forma de expressão da massa. Em suas músicas canta-se a história do Brasil através dos olhos dos marginalizados pela história oficial: escravos, pobres, trabalhadores etc. É a voz que não foi escrita nos livros didáticos de história.
Capoeira um jeito de ser, existir e atuar no mundo; luta pela liberdade não importa o tempo e o espaço em que é praticada.

Fontes Bibliográficas:

Areias, Anande das – 1998; O que é Capoeira 4° Edição, Editora da Tribo ISBN 85-85731-15-X

Reis, Letícia Vidor de Sousa – 2000; O mundo de pernas para o ar. A capoeira no Brasil 2° Edição,
Editora Publisher Brasil ISBN 85-85938-12-9

Perfil do Mestre Sabú: http://www.blogger.com/profile/059443405481527...

Grupo Art Brasil Capoeira Aulão Com Mestre Suino Grupo Candeias

Grupo Art Brasil Capoeira Aparecida de gyn

Dança afro Art Brasil capoeira 2010.wmv

Maculelê Grupo Art Brasil capoeira 2010.wmv

Puxada de Rede Grupo Art Brasil capoeira 2010

Grupo Art Brasil Capoeira Troca de corda 2010 Batatinha