Páginas

Quem somos nós

Minha foto
Aparecida de Goiânia, GO, Brazil
Somos apaixonados por Capoeira e escolhemos ser discípulos – alunos da Monitora Coruja. Amamos Capoeira, Vivemos Capoeira, Somos Capoeira. Integramos a Associação Grupo Art Brasil Capoeira sob a Direção do C. Mestre Marinheiro nosso Mestre. Pertencemos à linhagem capoeirística do Mestre Sabú. Nosso Fundador, Mestre Urso, foi aluno de Sabú. Somos Capoeiristas, não nos designamos angoleiros, regionaleiros ou contemporâneos. Somos Capoeiras e jogamos o que o Berimbau manda. Buscamos manter o equilibrio Tradição-Inovação, guardamos a memória dos Grandes Mestres e buscamos inovar e aperfeiçoar a prática da Capoeiragem. Trabalhamos com técnica, eficácia, eficiência e estética da Capoeira. O trabalho desenvolvido pela Monitora Coruja vai além do ensino da Arte da Capoeiragem, é antes de tudo, uma Lição de Vida. Somos da família Art Brasil “filhotes de Coruja”. Aqui somos irmãos e amigos, nosso objetivo comum é manter o relacionamento familiar construído desde os primeiros alunos até o último que chegou. Associação de Capoeira Grupo Art Brasil! Salve! Salve!

Venha aprender a Arte da Capoeiragem

Dia e Horários dos treinos:



Terça e Quinta as 17h30 na Associação dos Moradores da Cidade Livre - Aparecida de Goiânia



Sábado as 17h30 e 18h30 e Domingo as 09h30 no Colégio Dom Pedro - Centro de Aparecida de Goiânia



Art Brasil Capoeira - C. Mestre Marinheiro

Todas as sextas-feiras as 19h30 acontece a tradicional Roda de Capoeira do Art Brasil na Associação dos Moradores do Setor Pedro Ludovico (em frente ao Terminal Isidória).



Feliz Aniversário!!!


Martelo 14/10

Frajola 16/10

Ariranha 22/10

Saci 24/10

Aline 21/11

Coringa 05/12

Magali 07/12

Wiliam 08/12

Mara Rúbia 12/12

Rubi 31/12

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Instrumentos de Capoeira

Introdução

Desde o principio a capoeira foi praticada com músicas e acompanhadas com instrumentos. Isso se deve à necessidade de disfarçar o aspecto de luta com dança no contexto histórico em que a capoeira foi criada: escravos em busca da liberdade.
Devido a proibição da prática da capoeiragem sob pena de castigos severos, os escravos deram-lhe um aspecto lúdico, de brincadeira e dança, mas sem deixar de ser luta.

Berimbau
Instrumento de corda (uma corda só) de origem angolana desde os tempos primitivos. Veio para o Brasil com os escravos. Normalmente é feito da madeira guatambú, biriba ou massaranduba (1,50 m) com um fio de aço (arame) que liga as duas pontas da madeira dando-lhe uma forma de arco (a envergadura do berimbau é menor que a do arco) e uma cabaça (o fundo aberto da cabaça funciona como caixa de ressonância) amarrada à parte inferior da madeira com o aço.
O berimbau é o instrumento principal da capoeira, ele é o Mestre da Roda e dita as regras do jogo a ser desenvolvido através de suas variações de toques.
Possui três tipos de berimbaus diferenciados pela espessura da madeira, tamanho da cabaça e o som emitido:

1.Berimbau Gunga (ou berra boi): comanda e sustenta a roda, possui uma madeira fina com cabaça grande, isso define o som grave característico do Gunga. Normalmente tocado por um Mestre ou professor ao iniciar a Roda, sendo que, depois de iniciado o jogo, qualquer tocador com domínio dos toques utilizados na roda pode tocá-lo. O gunga sustenta o toque executado.

2. Berimbau Médio: possui som intermediário entre grave e agudo. Madeira de espessura média e cabaça também média. Complementa com variações (improvisadas) o toque executado pelo gunga.

3. Berimbau Viola: com madeira mais espessa e cabaça pequena emite um som agudo. Usado para repicar, com variações improvisadas, o ritmo do toque executado pelos outros dois berimbaus.

Técnica do berimbau:
O tocador usa a mão esquerda para segurar a madeira e o dobrão: os dedos mínimo e anelar seguram o cordão que prende a cabaça na madeira, o polegar e indicador seguram o dobrão e a palma da mão com o dedo médio segura a madeira.
Com a mão direita segura a baqueta e o caxixi: os dedos polegar e indicador seguram a baqueta, o caxixi é preso nos dedos médio e anelar.
Usa se encostar e afastar a cabaça no abdômen para variação do som.
As batidas da baqueta e a utilização do dobrão caracterizam e diferenciam os tipos de toques de berimbau (ver toques de berimbau). Essas batidas são:
presas (tin): encosta firme o dobrão contra o arame.
semi presas ou chiadas (txi): dobrão levemente encostado contra o arame
solta (don): sem encostar o dobrão no arame

Caxixi
Espécie de chocalho usado como complementação da baqueta. Alguns capoeiras utilizam o balanço do caxixi para dar o “tempo” no toque executado no berimbau. Por exemplo no toque de angola: txi txi, don, tin e um balanço no caxixi (tempo de espera) para depois reiniciar as batidas txi txi, don, tin.

Baqueta
Uma pequena vara de bambu (20 a 30 cm ) utilizada para tirar som do berimbau através de batidas no arame

Dobrão
Pequena pedra (lisa) usada para dar variações no som do berimbau. Conforme citado anteriormente, a forma como é pressionada contra o arame é responsável pelas variações de sons.
Txi: semi presa – levemente pressionada contra o arame;
Don: solta – sem encostar no arame;
Tin: presa – firmemente pressionada contra o arame.

Cabaça
O tamanho ajuda na diferenciação de sons (grave, médio e agudo) e tipos de berimbau (gunga, médio e viola). Com o fundo cortado funciona como caixa de ressonância do berimbau. Usa-se encostar e afastar a cabaça no abdômen para variar o som emitido.

Pandeiro
Instrumento de percussão feito de pele de cabra ou de boi esticada e presa em uma armação circular (aro de madeira) estreita. Sua existência remonta ao período paleolítico da história. Foi introduzido no Brasil pelos portugueses e utilizado pelos escravos em seus folguedos e consequentemente na capoeira.
Na capoeira, atua ao lado do berimbau dando ritmo e axé na roda.
Tocado com as mãos, as variações de sons dependem da forma que o tocador bate a mão no pandeiro: comumente usa-se bater o polegar nas extremidades e todos os dedos juntos no centro. Em quase todos os toques de capoeira é tocado da seguinte forma:1 (polegar na extremidade); 2 (todos os dedos no centro); 3 (polegar na extremidade); 4 (todos os dedos no centro); tempo (balança o pandeiro e reinicia no ritmo “ 1 2 3 4 tempo”)

Atabaque
Instrumento de percussão cujo nome é de origem árabe (at-tabaq - prato), mas acredita-se que sua origem é africana. Um tambor em forma de cilindro ou cone com uma das bocas cobertas de pele de cabra (pode ser usado a pele de boi). Chegou ao Brasil com os escravos africanos.
Na capoeira acompanha o berimbau e o pandeiro. Tocado com as mãos alternando batidas nas extremidades e no centro do couro (da mesma forma do pandeiro “1 2 3 4 tempo”).
É o instrumento utilizado em apresentações de Maculelê, Puxada de Rede e Dança Afro. Estas danças possui ritmo próprio, diferentes do ritmo executado na roda de capoeira.

Reco Reco
Um gomo de bambu com cortes (talhos) transversais cujo som é produzido pela raspagem de uma baqueta sobre os cortes (talhos). Há também reco reco de metal industrializado.
Na capoeira este instrumento acompanha a instrumentação no ritmo “ 1 2 3 tempo”

Agogô
Originário da Africa Ocidental, é um instrumento formado por dois sinos ou cones de folhas de flandres ligados um ao outro pelas vértices. Atualmente, no Brasil, este instrumento também é feito com dois ouriços da castanha do pará (de tamanhos diferentes) presos em uma pequena tábua de madeira ou bastão.
Na capoeira é tocado com uma baqueta (ou um pequeno bastão) alternando as batidas entre o ouriço menor e o maior no ritmo “1 2 3 tempo” como o reco reco.

Extras

Berimbau de boca
Um dos instrumento mais antigos do mundo, encontrado em um sítio arqueológico ao oeste da Ásia datado do século IV.
Não é utilizado na capoeira, mas alguns Mestres antigos, principalmente angoleiros, sabem tocá-lo.
“ O instrumento consiste de uma língua flexível de metal ou bambu ligada a estrutura. Esta língua é posta a boca do músico e dedilhada com os dedos para produzir uma nota.”
Conhecido em diversas culturas e possui aproximadamente quarenta nomes diferente. É comum em rituais xamânicos.
Tocado da seguinte forma: Coloca-se na boca a parte mais fina e fricciona-se a lingueta, produzindo variados sons.

Viola
A viola já foi utilizada em rodas de capoeira. Hoje este instrumento não faz parte da orquestra de capoeira. Não foi localizado informações sobre o motivo pelo qual foi inserido e retirado a viola da capoeiragem.

Conclusão

Durante a elaboração deste texto, não foi encontrado uma fonte histórica segura da forma como os instrumentos, hoje utilizados, foram introduzidos na capoeira e a ordem em que isso aconteceu.
O importante é saber que o berimbau é o instrumento de maior importância na capoeira, os outros apenas o acompanham. O som do berimbau comanda e dita as regras do jogo e jamais deve ser suprimido com o som dos demais instrumentos ou pelas palmas.
Os instrumentos aqui citados compõem a bateria de uma roda de capoeira e, acompanhados com as palmas e a música, estimulam os jogadores e os conduzem nos diferentes tipos de jogo.
A capoeira é analogicamente comparada à vida, e os instrumentos tem fundamental importância nesta analogia sendo eles, em grande parte, responsáveis pelo axé e o astral da roda e da vida de um capoeirista como relatado em músicas de capoeira: “... se um dia eu ficar velho, sem pernas pra jogar, eu vou tocar meu berimbau e mais uma vez vou cantar...”.

Texto editado com base na aulas de capoeira com a Monitora Coruja do Grupo Art Brasil Capoeira e esclarecimentos do Contra Mestre Marinheiro, presidente do Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário